Trupi Festival de Artes Cênicas em Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Trupi Festival de Artes Cênicas em Santa Tereza

Trupi Festival de Artes Cênicas em Santa Tereza, na Praça Duque de Caxias no fim de semana

Neste final de semana, (sexta, sábado e domingo) a Praça de Santa Tereza se transforma no palco do Trupi – Festival Itinerante de Arte Cênica, com apresentação de cinco espetáculos de rua e uma oficina.

Além de Belo Horizonte, o Trupi irá passar, entre agosto de 2024 e maio de 2025, o também pelas cidades de Itajubá, Leopoldina, Manhuaçu e Muzambinho.

 Serão apresentações artísticas gratuitas de classificação livre nas linguagens de circo, dança e teatro, para toda família, além de uma oficina incentivando trabalhos cênicos de rua e contribuindo para a formação do público.

Crédito da foto: Pablo Marçal Bernardo

Oficina Cortejo Cênico-Musical

A oficina gratuita será ministrada pelo atores e músicos do Grupo Mambembe Teatro de Rua, para a atuação e mobilização do público em espaços abertos. Nela os participantes da oficina farão a coleta de material e a construção de pequenas cenas, imagens e canções, para realização de um cortejo que percorrerá as ruas por meio de uma intervenção lúdica e poética.
A oficina será no dia 10/08, sábado, de 9h às 12h, na Praça. As 14h, os participantes realizarão o cortejo no TRUPI.

Podem participar gente a partir de 10 anos até 60, interessados em teatro, música, com ou sem experiência prévia.

Programação

Sexta-feira (09/08)

20h30 – “Mineiramente” | Grupo Ponto de Partida
O espetáculo une a  poesia de Drummond, a fala de Guimarães Rosa, a música de Milton Nascimento, Fernando Brant, Tavinho Moura e a emoção de ser mineiro. É um espetáculo pra cantar junto a nossa mineiridade.
O Grupo Ponto de Partida foi criado em Barbacena, em 1980, com o propósito de fazer teatro, baseado na cultura brasileira. Nesses 43 anos de estrada a companhia montou 30 espetáculos, sempre ressaltando a cultura do país, mas sem esquecer da mineira.

Foto – Crédito Guto Muniz (Foco in Cena)

Sábado (10/8)

9h às 12h – Oficina Cortejo Cênico-Musical” | Grupo Mambembe Teatro de Rua – É gratuito, mas precisa fazer inscrição Inscrições via Sympla

13h – Cortejo Cênico-Musical com os participantes da oficina

14h – Espetáculo “Matias e a Estrada Infinita do Tempo” | Cia. Bando
O grupo usa a música e contação de histórias para narrar a vida de Matias, um menino que sempre admirou as invenções de seu irmão mais velho, o Bento, que era curioso e atento a tudo que acontecia à sua volta. De repente, Bento fica doente e morre. Matias, então, parte em uma longa jornada para tentar trazer de volta o tempo alegre que viveu com seu irmão. O que ele vai encontrar nessa viagem?

A Companhia Bando, formada por Anderson Ferreira, Andréa Rodrigues, Fabiana Brasil e Rainy Campos, foi criada em 2017. O grupo se dedica a transformar contos e mitos em espetáculos teatrais, levando suas apresentações para escolas, teatros e ruas, alcançando todos os públicos. “

Créditos da foto : Pablo Bernardo/Divulgação

20h30 – Espetáculo “Pratubatê” | Grupo Trampulim

O Trampolim é um grupo de palhaços que faz música, teatro, circo, improvisa roteiros, há 30 anos. Criado em Belo Horizonte, já percorreram várias cidades do Brasil e do exterior com seus espetáculos.

Pratubatê é uma espécie de palestra-espetáculo que convida os espectadores a formarem uma grande orquestra de tambores. 

Crédito da foto: Andre Fossati/

Domingo (11/8)

10h – Espetáculo “Passagem” | Grupo de Dança 1º Ato

Por meio da dança o grupo leva o público a olhar e conhecer a sua cidade, o seu lugar.
 O 1o Ato é uma companhia de dança moderna fundada pela bailarina e coreógrafa Suely Machado, com qualidade artística reconhecida em todo o país.

Foto: Daniel Bandeira

11h – Espetáculo “Contos da Carochinha – Tião da Tina” | Grupo Mambembe Teatro de Rua,
O povo que não se fixa em terra nenhuma, conhece de tudo um pouco.  Em conflito com as filas, Tiões e Hélios, carregam a cidade por onde vão. Em sua caminhada, ele chega aqui, Contando Contos de Carochinha.
O Grupo Mambembe de Teatro de Rua é um Projeto de Extensão da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) criado no ano de 2003.

Foto- @raquelcantalua

Realização Sistema Fecomércio/ SESC

Anúncios